quarta-feira, 14 de abril de 2010
Pesquisa de usuários de internet da faixa etária de 16 a 24 anos:
1- PROPORÇÃO DE INDIVÍDUOS QUE JÁ UTILIZARAM UM COMPUTADOR
Percentua sobre o total da população: base: 16.808 entrevistados. Entrevistas realizadas em área urbana.
83% já usaram o computador 37% não
2-PROPORÇÃO DE INDIVÍDUOS QUE USARAM UM COMPUTADOR - ÚLTIMO ACESSO
70% Há menos de 3 meses
77% Nos últimos 12 meses
6% Há mais de doze meses
17%nunca usou um computador
3-FREQÜÊNCIA DO ACESSO INDIVIDUAL À INTERNET
Diariamente 55%
Pelo menos uma vez por semana 34%
Pelo menos uma vez por mês 8%
Menos de uma vez por mês 2%
4-TEMPO GASTO NA INTERNET POR SEMANA
Menos de 1h 4%
1h - 5h 53%
6h - 10h 16%
11h - 15h 7%
16h - 20h 4%
21h - 30h 5%
31h + 10%
NãoSabe/NãoRespondeu 1%
5-PROPORÇÃO DE INDIVÍDUOS QUE USAM A INTERNET PARA SE COMUNICAR
Sim 94% Não 6%
6- ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NA INTERNET – COMUNICAÇÃO
Enviar e receber e-mail 83%
Participar de sites de relacionamento, como Orkut 82%
Enviar mensagens instantâneas 70%
Trocar mensagens de voz, usando programas como Skype/ videoconferência 20%
Criar ou atualizar blogs e/ou páginas na Internet (websites) 21%
Participar de listas de discussão ou fóruns 17%
7- PROPORÇÃO DE INDIVÍDUOS QUE USAM A INTERNET PARA BUSCA DE INFORMAÇÕES E SERVIÇOS ONLINE
90% Sim 10%Não
8- ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NA INTERNET - BUSCA DE INFORMAÇÕES E SERVIÇOS ONLINE
Procurar informações sobre diversão e entretenimento 68%
Procurar informações sobre bens e serviços 50%
Procurar informações relacionadas à saúde ou a serviços de saúde 32%
Buscar emprego/enviar currículo 37%
Procurar informações sobre viagens e acomodações 23%
Procurar outras informações 4%
9- PROPORÇÃO DE INDIVÍDUOS QUE USAM A INTERNET PARA O LAZER
91% Sim 9%não
10- PROPORÇÃO DE INDIVÍDUOS QUE USAM A INTERNET PARA SERVIÇOS FINANCEIROS
11% sim 89% não
11- PROPORÇÃO DE INDIVÍDUOS QUE USAM A INTERNET PARA EDUCAÇÃO
Percentual sobre o total de usuários de Internet
Base: 8.207 entrevistados que usaram a Internet nos últimos três meses (amostra principal + oversample de usuários de Internet). Entrevistas realizadas em área urbana.
75% sim 25%não
12- ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NA INTERNET - TREINAMENTO E EDUCAÇÃO
Realizar atividades/ pesquisas escolares 69%
Buscar informações sobre cursos de graduação, pós-graduação e de extensão 26%
Checar a disponibilidade de livros na biblioteca/ fazer o download de material on-line 23%
Fazer cursos on-line 11%
Outras atividades relacionadas à educação 1%
13- MOTIVOS PELOS QUAIS NUNCA UTILIZOU A INTERNET
Percentual sobre o total de pessoas que nunca acessaram a Internet, mas usaram um computador: base 1.252 entrevistados que nunca usaram a Internet, mas usaram computador (amostra principal + oversample de usuários de Internet). Respostas múltiplas. Entrevistas realizadas em área urbana.
Falta de habilidade com o computador/ Internet 64%
Não tem necessidade/interesse 44%
Não tem condições de pagar o acesso 23%
Não tem de onde acessar 20%
Outros/Não sabe/não respondeu –
14- HABILIDADES RELACIONADAS AO USO DO COMPUTADOR
Percentual sobre o total da população: base: 16.808 entrevistados. Respostas múltiplas, estimuladas e rodiziadas. Entrevistas realizadas em área urbana.
Usar um mouse 82%
Copiar ou mover um arquivo ou uma pasta 66%
Usar um editor de texto 62%
Abrir um programa para navegar na Internet 55%
Usar uma planilha de cálculo 48%
Usar programas de som e imagem/multimídia 46%
Conectar ou instalar periféricos (impressora, câmera, microfone) 42%
Comprimir arquivos no computador 32%
Escrever um programa de computador usando linguagem de programação 20%
Nenhuma das anteriores 17%
15- HABILIDADES RELACIONADAS AO USO DA INTERNET
Percentual sobre o total da população:base: 16.808 entrevistados. Respostas múltiplas, estimuladas e rodiziadas. Entrevistas realizadas em área urbana.
Usar um mecanismo de busca para achar informação 66%
Enviar e-mails com arquivos anexados documentos, fotos) 50%
Enviar mensagens em salas de bate-papo e fóruns de discussão 44%
Usar um programa de compartilhamento de arquivos para trocar filmes, música etc. 14%
Baixar e instalar softwares 29%
Usar a Internet para realizar ligações telefônicas 23%
Criar uma página na Internet 24%
Nenhuma das mencionadas 28%
16- TIPO DE CONTA DE E-MAIL UTILIZADA
Percentual sobre o total de usuários de Internet: base 8.207 entrevistados que usaram a Internet nos últimos três meses (amostra principal + oversample de usuários de Internet). Respostas múltiplas e estimuladas. Entrevistas realizadas em área urbana.
De uso pessoal gratuita 88%
De uso pessoal paga 4%
Do trabalho 2%
Não tem e-mail 19%
17- QUANTIDADE DE CONTAS DE E-MAIL UTILIZADAS
Percentual sobre o total de pessoas que possuem conta de e-mail: base 7.030 entrevistados que usaram a Internet nos últimos três meses (amostra principal + oversample de usuários de Internet) e que possuem contas de e-mail. Entrevistas realizadas em área urbana.
1 - 71%
2 - 20%
3 - 6%
+4 - 3%
18- PRINCIPAL CONTA DE E-MAIL UTILIZADA
Percentual sobre o total de pessoas que possuem conta de e-mail: base 7.030 entrevistados que usaram a Internet nos últimos três meses (amostra principal + oversample de usuários de Internet) e que possuem contas de e-mail.Entrevistas realizadas em área urbana.
De uso pessoal gratuita 95%
De uso pessoal paga 3%
Do trabalho 2%
19 - PROPORÇÃO DE INDIVÍDUOS QUE JÁ DIVULGARAM OU VENDERAM ALGUM BEM OU SERVIÇO PELA INTERNET
Percentual sobre o total de pessoas que já acessaram a Internet: base 7.282 entrevistados que já acessaram a Internet. Entrevistas realizadas em área urbana.
Sim 4%
Não 96%
20- RECEBIMENTO DE SPAM NA PRINCIPAL CONTA DE E-MAIL NOS ÚLTIMOS TRÊS MESES
Percentual sobre o total de pessoas que possuem conta de e-mail: base 7.030 entrevistados que usaram a Internet nos últimos três meses (amostra principal + oversample de usuários de Internet) e que possuem contas de e-mail. Entrevistas realizadas em área urbana.
Sim 51%
Não 47%
NS/NR 3%
Fonte: Cetic
Esse tipo de pesquisa só comprova o que estamos vivendo, uma juventude que está quase que por completa ligada a internet, e nós como designer temos que saber explorar muito bem esse campo, pois a cada dia surgem novidades e quem sabe não criamos algo de útil para a sociedade.
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