Com um empurrãozinho de meu professor Juliano, para entrarmos no mundo dos blogers e uma sugestão de post resolvi falar também aqui no blog sobre Linux e Softwares livres.
Linux nada mais é que um sistema operacional, como o Windows e o OS/2, com a vantagem de ter o código aberto (quer dizer qualquer pessoa pode contribuir em seu desenvolvimento) e ser gratuito. Esse sistema começou a ser desenvolvido em 1991 por Linus Benedict Torvalds.
Há ainda muito receio sobre a utilização Linux, isso por falta de informação, pois, muitas pessoas dizem “Ah não instalo o Linux porque tal programa não funciona nele”, veja só: se o Linux é um sistema de código aberto e podemos acrescentar o que quisermos nele, então como não podemos configurá-lo para rodar O TAL PROGRAMA, muitos amantes da teoria da conspiração dizem que esse pensamento é disseminado pelas empresas que vendem seus sistemas operacionais, mas acredito que isso nada mais é que falta de informação e preguiça de pensar um pouco, pois quando se conhece o sistema Linux é que realmente começamos a conhecer como funciona um computador, pois no Linux não é só apertar um botão e PLIM um programa foi instalado, é necessário acompanhar o processo de instalação no sistema operacional e as vezes resolver problemas manualmente.
Outra parte dessa maravilha que começou com o projeto Linux é o desenvolvimento de softwares livres, e claro gratuitos. Posso citar vários softwares livres, mas para exemplificar vou citar dois que utilizo e que funcionam perfeitamente, um é o GIMP, programa de edição de imagens (parecido com o Photoshop), é um programa excelente, de fácil utilização e muito leve, outro programa que quero citar é o Inkscape, programa vetorial (tem a mesma função que o Corel Draw), mas com todas aquelas vantagens já ditas.
Ainda para facilitar a utilização e disseminação hoje temos disponíveis na internet vários sites e fóruns de discussão sobre esses conceitos, assim como o VIVA O LINUX.
Trabalho numa instituição do Governo do Estado de Minas Gerais e lá utilizamos o Kubuntu 8.04 e estamos preparando a rede para atualizarmos para o Kubuntu 9.10, e se vocês não o conhecem ainda essa é uma boa oportunidade, não é demagogia, e sim o futuro. Todos os usuários do local o utilizam, ele tem uma interface muito bacana, além dos softwares livres que eles utilizam, como o Broffice.
Qualquer pessoa consegue usar o sistema Linux, acho que é chegada a hora de mudarmos nossos conceitos e conhecermos coisas novas e inovadoras.
Espero com esse blog esclarecer um pouco sobre essas questões e ser esclarecido, porque ainda estou aprendendo e qualquer ajuda e sugestão são bem vindos.